Estou grávida: Dicas do que fazer
Estou grávida e agora?
Nós ficamos tão felizes quando temos o nosso tão sonhado positivo e em seguida pensamos “E agora, o que devo fazer?”
Alguns dos pontos seguintes da Extensa lista do “Estou grávida e agora são” (Fase do Primeiro Trimestre):
- Parar imediatamente de fumar e consumir álcool.
- Marcar uma consulta com seu ginecologista para saber quais serão os próximos passos a partir de agora;
- Melhorar sua alimentação (o médico te dará esta orientação também).
- Descobrir em qual semana está. Há várias calculadoras online e a a partir da data do seu último ciclo menstrual é possível fazer este cálculo.
Após este primeiro período, você fará as seguintes atividades (Fase do Segundo Trimestre):
- Contar para os amigos e família. Muitas pessoas optam por contar após as primeiras 12 semanas (quando o risco de aborto natural cai sensivelmente) e após fazer o exame de Ultrassom Morfológico, que também coincide com esta data e dará uma certeza maior sobre a saúde do bebê.
- Comprar um livro como “O que esperar quando se está esperando”. Pode parecer uma coisa meio antiga, mas estes livros ainda são super úteis e ajudam bastante a tirarmos várias das milhares de dúvidas que passam pela nossa cabeça, sem ter que consultar o médico a cada piscada nosssa, rsrs.
- Comprar roupas de gestante. Há um período que você simplesmente não caberá mais nas suas roupas antigas, embora a barriga possa ainda não estar aparente, as roupas antigas podem apertar muito a barriga e fazer você se sentir mal. As calças, saias e shorts para gestante têm um elástico bem confortável, que ajuda bastante neste fase! Além de vestidos de malha soltinhos, que também podem acompanhar o crescimento da barriga.
- Fazer uma lista com os nomes de bebê para escolher.
- Fazer (ou não) a sexagem fetal. Este é um exame pago (normalmente não coberto por convênio nem pelo serviço público. É possível fazer a partir da 8ª semana de gestação. Ele dá uma maior segurança do que a ultrassom e dá para saber mais rápido. Converse com seu médico, pesquise na internet por “Sexagem fetal” e avalie se vale a pena no seu caso fazer o exame e já descobrir se terá um menininho ou uma menininha 🙂
- Ter uma lista de Enxoval do bebê. Atualmente há várias opções de listas online, só digital “Enxoval para bebê” que aparecerão diversas opções. Imprima a lista que achar mais completa. Será muito útil para “ticar” as opções que ganhar de presente e se organizar para comprar somente o que não tem ainda. Normalmente ganhamos muitas roupinhas P e RN, mas acabam faltando acessórios complementares e roupas M. Assim você também pode trocar o excesso do que já tem pelo que ainda não tem!
- Pesquisar pelo tipo de quarto do bebê. Será um quartinho clássico? Um quartinho montessoriano? Há diversas ideias e uma deve combinar mais com o estilo que procura! Peça dicas para as amigas que já tem filhos, se informe, para não ter frustrações depois 🙂
Depois desta segunda fase, aí começa a fase de “Mão na massa” (Fase do Terceiro Trimestre):
Veja sobre lembrancinhas de maternidade aqui
- Agora é comprar o enxoval que pesquisou, os itens que faltaram;
- Comprar os móveis para o quartinho do bebê;
- Preparar tudo para a chegada! Esta é a parte mais gostosa!
- Você já viu sobre as lembrancinhas? Conheça opções diferentes aqui!